sábado, 27 de agosto de 2011

MARIA IZABEL NOS ENCAMINHA UM COMENTÁRIO EXCELENTE SOBRE HUMANOS CARNÍVOROS

----- Original Message -----
From: Maria Izabel Bocchi
To: undisclosed recipients:
Sent: Saturday, August 27, 2011 12:58 PM
Subject: Comentário em um site de produção de carne

Oi Sheila!
Gostei deste comentário, postado no www.beefpoint.com.br. Informação sobre história da evolução humana:

"A dieta dos nossos antepassados era principalmente vegetariana. Para se ter uma ideia, comprimindo a nossa evolução na vida de uma pessoa de 70 anos, o consumo de carne começa apenas nos últimos nove dias (Colin Spencer, Vegetarianism: A History, 2002, p. 20). A Drª Jane Goodall explica que hoje é aceito que, apesar dos primeiros humanos terem provavelmente consumido alguma carne, é muito improvável que esta tenha tido um papel importante na sua dieta (Norm Phelps, The Longest Struggle, Lantern, 2007, p. 2).
Em 2005 a hipótese do humano caçador foi completamente descartada pelos antropologistas Donna Hart e Robert W. Sussman no livro Man the Hunted, onde argumentam que os nossos antepassados eram presas de outros animais, e não predadores, e que foi a necessidade de escaparem que levou a habilidade intelectual e a linguagem: "Conviver com um predador grande e forte pode ter estimulado o cérebro a tornar-se maior e mais complexo uma vez que a única forma de viver é literalmente ser mais esperto que o predador" (Hart e Sussman, 2008, p.180). Acrescentam ainda que nenhum hominídeo caçou a grande escala antes do advento do fogo controlado e que não possuímos anatomia e fisiologia próprias para sermos carnívoros (Hart e Sussman, 2008, p. 230). Afirmam também que o consumo de carne não poderia ter feito os cérebros humanos crescerem, como defende a teoria lamarkiana, e que este crescimento ocorreu muito antes da carne vermelha ser parte regular da dieta humana (Hart e Sussman, p. 255-256).
Spencer, a propósito, notou que "deve ser claro que a carne como proteína não é muito superior a nozes e não poderia alterar a evolução do cérebro; se fosse esse alimento milagroso teria continuado a aumentar o tamanho do cérebro humano nos anos seguintes quando quantidades muito maiores de carne foram consumidas" (Spencer, p.18-19). Mesmo mais tarde, a dieta das comunidades caçadoras-coletoras era basicamente vegetariana, com um suplemento ocasional de carne (Phelps, p. 2). O Neandertal era caçador, pois no período glacial não tinha outro alimento, e o consumo de carne, com exclusão de alimentos vegetarianos poderá ter sido a causa da sua extinção (Hart e Sussman, p. 230). " postado por Mauro Luis - Porto Alegre - Indústria de insumos para produção (de carne).
Abçs