sexta-feira, 13 de agosto de 2010

ELECCTRA ODEIA RODEIO!

----- Original Message -----
From: ELECCTRA
To: Fala Bicho
Sent: Friday, August 13, 2010 9:11 AM
Subject: SOBRE RODEIOS

ABAIXO O RODEIO! ODEIO RODEIO!
Querem nos fazer acreditar que são heróis corajosos que montam animais indomáveis, xucros e bravios. Todo mundo sabe, finge não saber, ou não dá a menor importância ao que rola por trás dos bretes das festas de peão porque não DÓI EM SUA CARNE. Procuram não questionar se existe tortura e sofrimento nas provas dos rodeios. Pra que saber? Em termos de Ciência Social e de História, ao longo de toda a história da civilização, sabe-se que a dor, o sofrimento e a morte do próximo (ser humano) ou de animais não humanos sempre despertaram a atração, a curiosidade e o divertimento de uma parcela de seres humanos que obtêm satisfação no sofrimento alheio .

Apesar de muitas pessoas desinformadas crerem que inexista crueldade nos rodeios, não é isso que afirmam os profissionais especialistas. a potencialidade lesiva de sedém, peiteiras, choques elétricos e mecânicos e esporas utilizados em cavalos e bois nos rodeios.O sedém é aplicado na região da virilha, bastante sensível já por ser de pele fina mas, principalmente, por ser área de localização de órgãos genitais.Depois, a maioria é descartada sendo vendidos para abate. também é comum que bezerros fiquem paralíticos devido à lesão de coluna vertebral ou nas suas traquéias, que ficam parcialmente ou totalmente obstruídas e lesionadas.Bezerros também são usados apenas em um rodeio antes de voltarem ao rancho ou serem sacrificados devido aos graves ferimentos que sofrem. Com os cavalos dos rodeios não é diferente. Eles geralmente desenvolvem problemas de coluna devido aos repetidos golpes e quedas que sofrem.

Fraturas são comuns e os animais relincham de evidente dor, desespero e terrível sofrimento. Em razão do que fora exposto em grande síntese, por ser prática cruel, abominável retrógrada, bárbara, ilegal e inconstitucional, totalmente avessa aos valores que devem nortear e sustentar a sociedade e a cultura modernas, repudia-se a prática de rodeio e atividades congêneres. Certamente, a população mais informada e formada é favorável ao respeito e compaixão pelos seres vivos e adere ao movimento da ética mundial, que exige respeito e consideração para com as outras formas de vida, excluídas as práticas covardes e aéticas que utilizam animais para o “entretenimento” e a efetiva crueldade, já abolidas em vários países desenvolvidos. Em razão disso, em várias cidades do mundo, os animais deixaram de participar desses eventos que, atualmente, contam com shows musicais e culturais – e sem a participação e o sofrimento dos animais, esses eventos recebem um público muito maior, já que as pessoas que enxergam e sabem o que realmente acontece com os animais passam a ir aos shows onde animais não são usados e cruelmente abusados. Todos nós temos o direito à cultura mas isso não legitima e nem justifica a barbaridade a que são cometidos os animais de rodeio.ia e crueldade!