quarta-feira, 25 de agosto de 2010

DORLEI CONTINUA NOS ACUSANDO POR PEDIRMOS O CUMPRIMENTO DAS LEIS

Dorlei, meu amigo
desculpe a brincadeira, mas, vou desenhar para vc. entender:
1 - NÃO ESTAMOS CONTRA A MATANÇA DE JAVALI, SE FOR NECESSÁRIO. MAS QUE SE USEM FORMAS DE ACABAR COM O BICHO SEM SOFRIMENTO;
2 - NÃO É O JAVALI O CULPADO DA MORTE DE ANIMAIS SILVESTRES E SIM OS HUMANOS QUE LÁ O COLOCARAM;
3 - O QUE ESTÁ SENDO FEITO PARA QUE HUMANOS IRRESPONSÁVEIS SEJAM PUNIDOS POR INTRODUZI-LOS?
4 - O QUE ESTÁ SENDO FEITO PARA QUE ESTES HUMANOS DEIXEM DE INTRODUZIR, CONTINUADAMENTE, ESTES ANIMAIS COM OBJETIVO DE ESTIMULAR A CAÇA? (Veja o caso de Minas Gerais)
5 - EM QUE ESTUDOS FORAM BASEADOS ESTES IMPACTOS PROVOCADOS PELOS JAVALIS?
6 - POR QUE DESDE 2005, MESMO COM A CAÇA LIBERADA, NÃO ACABARAM COM A RAÇA DO JAVALI? PELO CONTRÁRIO, PARECE QUE ELES ESTÃO "PROLIFERANDO" CADA VEZ MAIS, OU NÃO?
7 - EM QUE MOMENTO NÃO DEFENDI A FAUNA LOCAL E LAVRADORES?
Meu amigo, será que com este desenho, vc. entendeu melhor? Continuamos no espanto com a sua incapacidade de analisar os fatos.
abraços e, por favor, vire suas baterias contra o verdadeiro inimigo que está aí, bem ao seu lado, e que continua introduzindo javalis nos campos de cultura para serem caçados. Cheque junto ao IBAMA e a Polícia Federal. Eles tem dados suficientes.
sheila
et.: publiquei seu e-mail, como vou fazer com este. Meu trabalho é educacional e as pessoas precisam conhecer o preço de se exigir o cumprimento das leis, neste país. Não somos extremistas, mas, por algum motivo, é difícil para vc.aceitar o fato. Você precisa de um culpado e nos elegeu a "Geni" para jogar a culpa. Não temos nada contra vc. defender seus interesses, mas, pedimos que o faça com motivos justos e sem acusações com base em pseudo-verdades.
----- Original Message -----
Sent: Tuesday, August 24, 2010 11:54 PM
Subject: Re: Caça ao Javali: proibição da Normativa 71

Prezada Sheila
Eu entendo exatamente a sua preocupação com questões relacionadas aos maus tratos e direito dos animais. Sim, eu sei que os javalis são seres sensientes.
Como Engenheiro Agrônomo, eu sei que na prática a captura do animal é muito difícil, que os cães são utilizados para localizar os animais. Também como profissional da área sei do potencial impactante que este animal possui se não tiver a sua população sobre controle. Impacto econômico e, sobretudo, ambiental.
Sinceramente, eu prefiro defender nossa fauna nativa e as pessoas das comunidades locais. O javali é exótico e na medida que ele causa problemas sociais e/ou ambientais não vejo problema nenhum em realizar o seu controle. Simpatizo com o veganismo, tenho lido sobre o tema, direito e bem estar dos animais, tenho animais de estimação, mas isto está me parecendo uma imposição inadequada (se é que existe imposição adequada).
É estranho que a questão do bem estar animal pese tanto, mais que a fauna e a flora nativa, mais que a reprodução social e econômica de familias rurais. Sem querer decidir sobre as preferências dos outros, é não ter o que fazer mesmo.
Mas, o que está acontecendo aqui é lugar comum, onde pessoas decidem de longe as escolhas, as preferências dos outros. A questão da caça ao javali é somente um pretexto.
O que seria se as pessoas desses grandes centros tivessem que deixar de andar de carro? Impossível, né! As pessoas das pequenas comunidades podem, então, pagar por uma preferência de outrem?
Enfim, não vou prolongar essa discussão, mas estou preocupado com a questão. Por isso, pergunto: qual será a solução para o problemão que se avizinha? Quero entender isso, porque depois somos nós, aqui, que teremos que resolver. Não vai ser ninguém aí do Leblon ou Copacabana ou qualquer outro lugar no topo da pirâmide que vai "por a mão na massa".
Atenciosamente
Dorlei Cole
PS. Quanto ao fato de publicar meu e-mail, não lembro de ter autorizado. Mas isso é comum em organizações extremistas: sempre se faz necessário uma dose daquilo que deixa os simpatizantes excitados.