terça-feira, 24 de agosto de 2010

DORLE EXPÕE SUA OPINIÃO E NOS ACUSA DE IRRESPONSÁVEIS

Olá, Dorlei
Vc. está dirigindo a acusação de "irresponsabilidade" à pessoa errada. Os verdadeiros culpados são aqueles que soltaram os animais visando interesses pessoais e relegando todo transtorno que poderia causar. O que reivindicamos é a punição destas pessoas que fizeram disto uma forma de institucionalizar a caça no país. Mesmo que o javali fosse o culpado desta desgraceira toda, não merecia morrer da forma que o tal "serumano" estava lhe impondo: trucidado por cães no lugar de um tiro de misericórdia. Confesso que não consigo entender como um engenheiro agrônomo, como vc., não consegue analisar que nossa campanha foi contra a barbárie que era feita somente para atender a patologia de humanos que deliravam (temos vídeos a vontade publicados) com o animal sendo estraçalhados por cães de combate.
Como respeito a todos que nos escrevem, informo que estou publicando no nosso espaço Fala Leitor sua acusação infundada.
abração e muito obrigado
sheila

----- Original Message -----
Sent: Tuesday, August 24, 2010 5:30 PM
Subject: Caça ao Javali: proibição da Normativa 71

AC. Sheila Moura
Organização O Grito do Bicho
Estou enviando essa mensagem porque após o cancelamento da Normativa 71, quando fui buscar informações sobre o ocorrido, cheguei até o site da Ong "O Grito do Bicho", onde você assina diversos posts, incluindo manifestações contrárias à caça ao javali.

De fato vivemos num mundo de crueldades e desorganização. É muito difícil pensar em um mundo equilibrado e organizado quando a máxima é a acumulação, seja de riqueza, de prestígio, de poder, ou qualquer outro tipo de postura egoísta. Nessa condição, a atenção do Homem se volta por coisas fúteis e vivenciamos o despreparo, a começar por aqueles que deveriam ensinar ou dar exemplos, desde os pais, passando pelos educadores até os políticos. O resultado, obviamente, é o caos. Não há outra razão matemática, ou espiritual, como queira, que permita obtermos outro resultado senão a desorganização. Como resultado desse tipo de postura, juntamente com todas as mazelas sociais, incluimos todos os problemas ambientais existentes hoje.

Na questão específica da caça ao javali, ou de sua proibição, é evidente e necessário considerar que estes são seres sensientes e, em razão disso, não podem passar por atos de crueldade.

O que nos deixa chocados, contudo, é a perspectiva de descaso da parte de vocês e do IBAMA frente ao nível de impacto ambiental causado por este animal nas regiões onde ele se desenvolve. Além do aspecto econômico, que é muito utilizado para justificar a liberação da caça ao javali, existe o dano que ele causa à fauna e à flora nativa, o que já deveria ser é motivo suficiente para avaliar uma metodologia de controle. Em razão disso, os consideramos despreparados para opinas e decidir sobre o assunto. Entendemos que quem deve decidir é a comunidade que sofre o seu impacto e não algum "iluminado" detrás de sua mesa.

Por certo, a partir de estudos realizados, que você não os deve conhecer para sustentar sua opinião e toda a pressão feita sobre o IBAMA, o que é uma irresponsabilidade, verificou-se que a capacidade desse animal de prolifrar-se é muito grande. Além disso, ao serem analasidos os estômagos de animais abatidos, foram encontrados restos de ovos de pássaros que fazem a postura no chão, filhotes de diversos animais, como tatus, lebre, quero-quero, aves aquáticas, capivaras, entre outros. Quem conhece a realidade, sabe quantificar o dano que uma vara de javalis causa num ecossistema de banhado onde estes se instalam ou passam para procurar alimento.

Vemos nesse processo um elevado nível de desrespeito e desorganização. A questão é mais complexa do que está sendo tratada. Se a Normativa 71 existiu um día é porque teve a sua justificativa. Agora, de forma irresponsável, sem providenciar as medidas necessárias para evitar um desastre ecológico no Brasil, simplesmente a cancelam. Também é uma grande falta de respeito para com as comunidades atingidas por essa praga, o que, evidentemente, não importa na perspectiva estreita de quem discursa detrás de uma mesa.

O processo deveria ser inverso. Diante da gravidade do risco, deveriam sem estudadas medidas mais eficazes de controle. Mas, o que se vê é que pessoas que vêem as coisas de cima, que se acham no direito de decidir sobre o destino de outras pessoas, em outros lugares, com outras preferências. E por isso que estamos diante de um absurdo infinitamente maior do que a utilização de medidas violentas para a captura do animal.

Por fim, queremos finalizar dizendo que você e a organização que você representa deverão se sentir responsáveis pela eliminação de milhões de exemplares de espécies da fauna nativa por essa "praga", que é o javali, talvez muito mais do que já tenha sido caçado até hoje. Deverão se sentir responsável também pela destruição de grandes áreas de ecossistemas ameaçados.
Dorlei Marcos Cole
Engenheiro Agrônomo
Mestre em Desenvolvimento Rural
Vacaria/RS