sábado, 28 de agosto de 2010

CLEIDE FAZ UM DEPOIMENTO EMOCIONANTE SOBRE A SUIPA

----- Original Message -----
From: Cleide
To: falabicho
Sent: Saturday, August 28, 2010 4:09 PM
Subject: Fw: SUIPA, resgate

Um depoimento a favor da SUIPA (na verdade está mais para desabafo pq é muita emoção).

No dia 25, 4ªf havia ido a SUIPA. Era 8hs da manhã e eu estava levando para lá um gatinho, adulto, q apareceu no jardim do edifício ao lado rastejando, provavelmente por atropelamento. Muito agressivo, com certeza cheio de dor e medo. Fui, peguei e depois pensei: eu não poderia ficar com ele custeando seu tratamento e internação em clínica particular. Perdida em muitas dúvidas e dívidas, resolvi levá-lo para lá, já q o socorro deveria ser rápido. Não seria o ideal, mas no momento era o necessário. Afinal abrigo por abrigo, animais se estressam aonde tem 30 ou 100. Stress é stress. E no íntimo, confio na SUIPA como confio em qq outra clínica particular, a diferença é q não iria ter notícias dele.

Poucas vezes estive lá. Todas foram por resgates de animais feridos e meu bolso vazio.

Aquele lugar fervia. Parecia um formigueiro. Desde a entrada fui recebida com muita educação e solicitude. Disse q era uma emergência, possível atropelamento e no mesmo instante o transporte foi levado para dentro do ambulatório e só depois fiz ficha. Fiquei esperando por aproximadamente 3hs pq queria explicar como o encontrei, saber da sua condição, vê-lo sendo medicado conversar com o Vet e ajudar financeiramente com o qto podia no momento, e ele continuava muito agressivo até para ser sedado. Então enquanto esperava fiquei por lá observando. Havia mais ou menos uns 40 animais esperando por consultas, exames, castrações...

Incontável número de funcionários a andar sem parar, limpando, alimentando com ração (Premium) e com patê, os especiais, medicando, fazendo curativos (eu vi, sou testemunha), resolvendo problemas, nos recebendo... Nenhum deles de cara feia, sendo ríspido, reclamando... Todos trabalhavam. Vi pessoas chegando de Nova Iguaçu e q não tinham dinheiro para fazer todos os exames q haviam sido pedidos para o animal. Fizeram um acordo e ele só iria embora depois de fazer todos os exames.

No pátio, na entrada, havia 3 veículos para resgates e um trailer. E eles vão, pq há 1 mês nós o chamamos para o resgate de uma cadela de gde porte doente na rua e eles vieram até a Tijuca.

Durante o tempo em q fiquei lá vi muitos animais chegarem por resgates, muitos... Vi o Corpo de Bombeiro entrar 3 vezes, um dos animais era um “American Stafford Bull Terrier”, conhecem? animal de exposição, em pele e osso e todas as suas protuberâncias ósseas estavam feridas. E em todas às vezes fichas eram feitas, os soldados sentavam e relatavam.

Mas foi duro. Senti dor de cabeça, náuseas, um cansaço mental... A tristeza era e ainda é gde, e vc tb sente raiva, impotência pq sabe q o poder público não está nem aí e as pessoas continuam a fazer uma imagem errada desta instituição. Havia uma sra q reclamava do cheiro?! (milhares de animais e um gde nº doentes) e em alto e bom som dizia q no Hospital Municipal não tinha esse cheiro. Tb não tem abrigo e todos os procedimentos lá são mais caros e os 2 fornos continuam sem funcionar. Mas ela, estava na SUIPA, com o cãozinho dela. Pobre criatura!

Dia 26/08 percebi q tinha um pedido de ajuda do dia 25 para um cãozinho. Esse cãozinho estava a menos de 1 km da SUIPA!!!!! e eu recebi pelo menos 5 pedidos de ajuda para ele de diferentes pessoas. Meu Deus! Bastava fazer uma ligação para o resgate da SUIPA ou para o Corpo de Bombeiro, esperar, ir junto. Ele seria socorrido e o acompanhante se quisesse poderia adotá-lo e levá-lo para onde quisesse.

Mas parece q ninguém se lembrou disto, ou existe algum tipo de preconceito em relação à SUIPA? Qual é a dúvida? Vai lá, passe uma manhã e veja o q eu vi! Eles não rejeitam NENHUM animal. Eles tratam todos com dedicação! Havia um Husky Siberiano abrigado, lindo, forte. Havia vários poodles, dezenas de filhotes, cães e gatos. Infelizmente vi tb, não sei qual era a situação, mas vi um senhor bem vestido deixar um Pinscher q estava de peitoral e guia.

Sou amante dos animais, faço muitas vezes o q não posso por eles e algumas vezes, a SUIPA é td o q posso oferecer (e ainda bem q há UMA opção). Preferia não precisar dela já q está com uma lotação de quase 10.000 animais. Mas não posso deixar de ajudar um irmãozinho em situação de risco. Sabemos das necessidades da SUIPA e por conseqüência, suas deficiências, mas apesar de tudo vc pode contar com eles.

Entendam bem! Não estou fazendo propaganda da SUIPA, q por uma denúncia estúpida, perdeu mais de 3.000 sócios, nem defendendo a Presidente, q foi reeleita por não sei qtas vezes, e infelizmente não sou sócia pq os 15,00 q poderia pg pela mensalidade me faria falta na compra de rç para meus sobrinhos da rua e nas castrações. Mas as pessoas precisam saber q ela está lá e q ela vem até os animais q estiverem na rua precisando de socorro e q não precisamos deixá-los lá pq no momento não temos como tratá-los ou onde colocá-los.

Mas tenho sim, muita admiração por esta instituição q conseguiu e consegue se manter de pé até hj. Espero q ela continue sobrevivendo pelo bem dos animais q vivem cruelmente nas ruas, nasceram ou foram abandonados, ou q estão sob a guarda de pessoas carentes de recursos.

Cleide Amorim