sábado, 13 de fevereiro de 2010

ARMINDA OPINA SOBRE A ENTREVISTA COM O BABALORIXÁ

----- Original Message -----
From: armindagalvao@oi.com.br
To: falabicho
Sent: Wednesday, February 10, 2010 11:57 PM
Subject: ENTREVISTA COM O BABALORIXÁ


Querida Sheila,

Parabéns pela brilhante entrevista com o senhor Josimar!!! Graças a tua sagacidade ele foi pouco a pouco desarmado, simplesmente fantástico. Adorei a tua perspicácia para conduzir a questão. Ele falava em costume, algo cultural que faz parte da tradição e você lembrou a escravidão, responsável justamente pela vinda de toda essa tradição pra cá. Se as coisas tivessem que ser tão estáticas haveria escravos até hoje no país, e sem ser tão explícita você tocou num ponto chave que pra bom entendedor bastou. E quando o senhor Josimar sugeriu que você utilizasse o seu jornal! Caramba! Que raciocínio rápido! Como é que você consegue? Percebeu imediatamente o que poderia acontecer, ou seja, uma polêmica que fecharia possivelmente a negociação vindoura. Tudo bem, Sheila, ainda vou conseguir ter um pouquinho dessa tua visão do futuro, ainda chego lá, rs. rs. rs. Tas quase uma mãe de santo vendo o futuro, rs. rs. rs..

Sheila, só tem uma coisa que ainda não está claro pra mim. Acaso você já falou com alguém da Federação Espírita Brasileira? Pergunto isso porque até onde sei os espíritas ficam bastante aborrecidos quando os candomblecistas, os umbandistas, etc. se denominam espíritas. Pelo que sei o espiritismo surgiu na França com Alan Kardec. Espírita é aquele que segue a doutrina de Kardec e vincula-se, eu acho, à FEBE. Os centros de umbanda e os de candomblé, por exemplo, por crerem na existência do espírito podem denominar-se espiritualistas, mas não espíritas. Assim temos os materialistas, agnósticos e espiritualistas, onde se incluem os candomblecistas, umbandistas, esotéricos, ocultistas, espíritas (kardecistas) etc. Até hoje pensava que era isso, mas agora você me deixou em dúvida, por isso te pergunto sobre o que dizem os kardecistas (espíritas), veja com a Febe (federação espírita brasileira).

Os espíritas/kardecistas, que seguem realmente os ensinamentos de kardec, são vegetarianos, diga-se de passagem.

Com relação aos sacrifícios, o que sei é que em geral são feitos pelo Candomblé e pela umbanda traçada, ou seja, aquela que mistura candomblé e umbanda. A umbanda somente, não costuma mais fazer sacrifícios e sim oferendas com frutas. Quando utilizam carne são bifes. Aqueles alguidares que vemos nas encruzilhadas com farofa com dendê, bife e cebola, por exemplo pode ser tanto oferenda de candomblé como de laguns tipos de centros de umbanda, não todos.

Hoje em dia a umbanda vem se modificando bastante, parece que começou a receber uma forte influencia do espiritismo, o que fez com que muitos centros de umbanda abolissem totalmente o uso de carne inclusive. Enfim, é a tal umbanda branca, onde por vezes há também sessões de mesa com psicografia. Nesses centros os médiuns ficam até mesmo proibidos de comer carne, beber e fazer sexo no dia da sessão e no que o antecede.
Abs.

Arminda