quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

MGDA - OFICINA DE ESTUDOS SOBRE LEISHMANIOSES

----- Original Message -----
From: mgda
To: Sent: Wednesday, January 12, 2011 5:17 PM
Subject: Leishmaniose no RS

No final de 2008 ocorreram as primeiras notificações de leishmaniose visceral no Rio Grande do Sul, no município de São Borja.
Uma zoonose até então desconhecida para nossos profissionais de saúde, característica de regiões tropicais. Além de difícil controle, é uma doença de alto risco que pode levar à óbito.
A política de saúde, desenvolvida pelo Governo Federal prioriza o recolhimento e eliminação de cães contaminados. Essa prática está sendo contestada por especialistas, que afirmam ser o Brasil o único país que adota o canicídio sem, com isso, obter o controle sobre a doença permitindo que tenha se propagado em todo o país.
Ações judiciais estão sendo impetradas contra o Ministério da Saúde (que proibe o tratamento de cães infectados) tanto por organizações de defesa dos direitos dos animais, entidades de classe de médicos veterinários e pelo Ministério Público Federal.
O assunto é complexo e polêmico. O RS precisa de mais informações sobre os aspectos técnicos e jurídicos relacionados à leishmaniose.


LEISHMANIOSE NO RIO GRANDE DO SUL
O Que Fazer Agora?
O que fazer? Como diagnosticar? O tratamento é eficiente? Quais os impedimentos legais para tratar um cão contaminado? Quais as alternativas de prevenção? O que depende do Poder Público, e o que os profissionais podem fazer diante desse novo desafio?
Oficina de Estudos sobre Leishmanioses
Palestrante
André Luis Soares da Fonseca Possui graduação em Medicina Veterinaria pela Universidade Federal de Uberlândia (1984), mestrado em imunologia das leishmanioses pela Universidade de São Paulo (1993), graduação em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2001), especialização em Direito Civil e Processual Civil pela Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande (2006). É professor da disciplina de Imunologia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul desde 1991 (professor adjunto nível 4). Tem experiência na área de Imunologia Básica e Aplicada, com ênfase em clínicas humana e veterinária. Atuação como advogado pro bono em causas ligadas a cidadania, meio ambiente e proteção aos animais. Atualmente está em afastamento integral realizando o doutoramento em Doenças Tropicais no Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, sob a orientação da Profa. Dra. Hiro Goto, onde desenvolve tese intitulada Evolução da Leishmaniose Visceral: Raça Canina e Perfil Lipídico.

Programa

  1. Leishmanioses: parasitologia, imunologia e clínica patológica
  2. Epidemiologia das leishmanioses com enfoque em leishmaniose visceral
  3. Diagnóstico de leishmanioses
  4. Tratamento das leishmanioses
  5. Aspectos legais
  6. Mitos e verdades sobre as leishmanioses caninas e humanas
Data
22 de janeiro de 2011
Local
Plenarinho da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS
Horário
9h às 12h e das 14H às 18h
Informações e Inscrições:
Através do e-mail leish.2011@hotmail.com
As vagas são limitadas
Investimento
R$ 25,00
Apoio
Anclivepa Brasil
Anclivepa RS
Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Promoção
MOVIMENTO GAÚCHO DE DEFESA ANIMAL