quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

CLARICE DEMONSTRA SEU SEMPRE PRESENTE ATIVISMO

----- Original Message -----
From: clarice.copia@terra.com.br
To: falabicho@falabicho.org.br
Sent: Thursday, December 23, 2010 10:59 AM
Subject: Fwd: RES: Maus-tratos a cavalo da PM

Querida Sheila,
Eis a resposta da ouvidoria da policia militar do Estado de São Paulo na questão de cavalo mal tratado na Polícia Militar, inclusive passando fome e sede, por vingança de policial, em Ribeirão Preto.
Vamos acompanhar!
bjos,
Clarice Cópia


----- Original Message -----
From: ouv-policia@ouvidoria-policia.sp.gov.br
To: undisclosed-recipients:;
Cc:
Sent: Qui 23/12/10 09:53
Subject: Fwd: RES: Maus-tratos a cavalo da PM

Prezado/a Senhor/a,
Acusamos e agradecemos vossa manifestação contendo denúncia de maus tratos
a um cavalo utilizado pela Cavalaria da Polícia Militar de São Paulo,
registrado nesta Ouvidoria sob Protocolado nº 4575/2010.
Ademais, informamos que a denúncia foi encaminhada para a Corregedoria da
Polícia Militar, sendo solicitado rapidez na verificação da mesma.
Atenciosamente,

Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo
--------------------

Exmo. Sr. Delegado de Polícia Dr. Norberto Bocamino,

Solicitamos a V. Exa. que proceda às devidas investigações sobre a denúncia de maus-tratos a um cavalo, ocorridos no quartel da Cavalaria da Polícia Militar de SP, na cidade de Ribeirão Preto, SP, denúncia encaminhada a V. Exa. pela Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos, de Cotia / SP, que indicou o espancamento e a privação de alimentação a este eqüino.

Não bastasse a utilização dos cavalos na ultrapassada forma de patrulhamento mantida pela Polícia Militar, os cavalos ainda são vítimas, conforme a denúncia, de atos de policiais violentos e despreparados para o trato com estes seres extremamente sensíveis.

No mundo moderno, há um movimento poderoso que procura reduzir e possivelmente eliminar os crimes perpetrados contra os animais.
A verdade fundamental deste movimento nasce do reconhecimento de que os animais assemelham-se a nós em todos os sentidos quando se trata de sofrimento, dor, angústia, stress, medo, desespero e da privação de vida e de saúde.

Não é através de espancamentos e falta de água e de alimentação que se ensina um animal não humano. Isto demonstra muita insensibilidade e ignorância ainda mais em se tratando de um policial militar de quem se espera bom senso e atitudes civilizadas, devendo proteger funcionalmente os seres vivos humanos ou não humanos.

A Carta Magna Brasileira, em sua edição de 1988, que foi chamada de Constituição Cidadã, é bem clara quanto ao crime de crueldade contra os animais. Maus tratos aos animais sejam eles físicos ou até mesmo psicológicos são crimes em nosso país, passíveis de penas inclusive de prisão, como V S bem sabe. O não cumprimento destas leis constitui delito funcional e poderá resultar em reprimenda ou mesmo suspensão de cargo e função.

Recordamos a V. Sª, em seu status de autoridade, que o policial que está tomando estas atitudes deve cumprir a Lei como qualquer outro cidadão brasileiro. Aguardamos sua manifestação sobre a situação atual deste eqüino.

Atenciosamente,
Clarice Cópia,

Médica e nutricionista,
clarice.copia@terra.com.br
São Paulo-Brasil
+ 30 assinaturas