sábado, 2 de outubro de 2010

SHERN COMENTA SOBRE O CASO DOS URUBUS

----- Original Message -----
Sent: Sunday, September 26, 2010 6:33 PM
Subject: Tumulto na Bienal

Tumulto na Bienal em relação à exposição dos urubus

A única palavra que me vem à mente é "vergonha"!

Se alguém me provar, que o tumulto causado pelos ativistas e a pichação contribuiu em algo para ajudar os urubus que lá estão presos, eu mudo de opinião.

Duvido que as pessoas que foram fazer o tumulto, ou as simpatizantes desta "manifestação", não tenham um conhecido, vizinho ou mesmo parente, que tenha um papagaio numa gaiola, um canário, ou mesmo um periquito australiano. E me pergunto se estas mesmas pessoas, já foram gritar e brigar com esse parente ou vizinho que mantém uma ave presa numa gaiola.

Com certeza, o pet shop onde você compra ração para o seu cachorro resgatado das ruas, tem um passarinho numa gaiola para vender! E você já fez um escândalo na frente do pet ou deixou de comprar lá por causa disso? Já levou seus filhinhos para passear no zoológico e ver os lindos animaizinhos presos nas jaulinhas, ou em espaços que em nada condizem com seu território natural? E por que isso justo na Bienal? Por que está na mídia? Por que dá ibope pra quem apareceu lá?

Como disse uma amiga minha, "Esse Nuno nunca foi tão famoso e nunca teve tanto destaque para sua obra como agora, graças aos ativistas!". E o Nuno ainda foi discreto o suficiente em não dizer quando foi entrevistado, que o tumulto foi provocado por ativistas da causa animal. Um conhecido meu me abordou e perguntou se era assim que os protetores dos animais agiam, causando tumulto e pichando espaço públicos!

Precisamos tornar nosso trabalho conhecido, mas não desta maneira. Qual a conclusão que uma pessoa leiga vai tirar das matérias que saíram nos jornais? Por falar em reportagens, leiam o que saiu no estadao.com.br/cultura:

"Segundo os manifestantes, o protesto ocorreu por causa da seção "Pichação", que reúne vídeos e fotos de pichadores e seus trabalhos. Para eles, a Bienal teria de mostrar pichações de fato, e não imagens delas."

Outra reportagem (não me lembro qual), ainda afirmou, que os visitantes da mostra, pensaram que os ativistas faziam parte da obra e os fotografaram! Ou seja, a pichação nem foi feita por motivos referente aos animais! Aliás, muito me admiraria se um ativista dos direitos animais soubesse pichar com aquelas letras usadas exclusivamente por pichadores e ainda não soubesse usar o plural da nossa belíssima língua portuguesa, tendo escrito: "Libertem os URUBU".

Quero ainda salientar, que para quem tem o mínimo de instrução sobre a causa animal, sabe muito bem que animais que nascem em cativeiro (ou que permanecem em cativeiro por muito tempo), não podem ser reintegrados à natureza. Que tal libertarmos os 3 urubus da mostra para que eles morram de fome dentro do Parque do Ibirapuera por não saber viver por si só, ou quem sabe, para que sejam atropelados nas grandes avenidas ao redor do parque, ou mortos na boca de algum cão?

Sei que muita gente que compareceu à manifestação teve boa intenção, mas como dizia uma amiga muito querida: “De boas intenções o inferno está cheio!”. Protestar por 3 animais que nasceram em cativeiro, que tem licensa do IBAMA, que tem um tratador à disposição, é o mesmo que protestar contra os chineses. Enquanto protestamos pelos cães e gatos usados com fins alimentares na China, esquecemo-nos de nossas galinhas e vacas morrendo aos montes todos os dias, para que possamos celebrar nosso maravilhoso domingo em uma churrascaria!

Hipocrisias à parte, precisamos protestar sim, mas com sabedoria e discernimento