quarta-feira, 29 de setembro de 2010

CLARICE CAPRICHOU NOS ARGUMENTOS E FICOU CHATEADA COM A RESPOSTA LACÔNICA

----- Original Message -----
From: clarice.copia@terra.com.br
To: falabicho@falabicho.org.br
Sent: Monday, September 27, 2010 7:14 PM
Subject: Fwd: Resposta da Presidência

Querida Sheila,
prometi mandar-lhe a carta que mandei à Presidência da República sobre a condição legal da prática de Rodeios no Brasil.
Aqui está o texto que mandei e a resposta lacônica que recebi. Pelo menos devemos tentar porque o desinteresse pela causa animal em nosso país nos leva ao desespero.
Mais uma vez agradeço o que você tem feito. São pessoas como você que ainda nos fazem continuar na luta.
clarice
_____________________

O rodeio é conhecido como uma prática de tortura animal, combatida por todas as ONGS de proteção animal, em todas as regiões de nosso planeta.
Não somente os animais são submetidos a crueldades como também os peões são submetidos a perigosas práticas que podem deixá-los fisicamente incapazes.
Sabemos que o ser humano envolvido nestas práticas banaliza a violência e perde o poder de sentir compaixão pelos animais e conseqüentemente pelos próprios seres humanos.
O promotor de justiça, Dr Laerte Fernando Levai, em brilhante parecer sobre os rodeios, publicado no boletim do IBCCRIM, de fevereiro de 2000, sustentou que "não se pode aceitar a tortura institucionalizada de animais com base na supremacia do poder econômico, nos costumes desvirtuados ou no argumento falacioso de que sua prática se justifica em prol do divertimento público, sob pena de se adotar a máxima maquiavélica de que os fins justificam os meios".
Não é através deste tipo de espetáculo que o governo brasileiro vai ganhar a simpatia da população visto que as ONGS de proteção animal estão alertando as populações contra práticas que envolvem o profundo sofrimento animal. Os costumes e as práticas que desonram a humanidade estão sendo combatidos pelas religiões mais representativas, pelos códigos de ética dos grupos sociais  de vanguarda e cerceados legalmente pelas Constituições, pelas Leis Federais e Estaduais, no escopo de se atingir maiores "standards’ de comportamento.
Descabe atribuir relevância cultural aos rodeios e vaquejadas para justificar os métodos cruéis neles empregados, pois já decidiu o Supremo Tribunal Federal, em festejado acórdão contra a "farra do boi", que o pleno exercício de manifestações culturais não prescinde da observância da norma constitucional que veda a crueldade contra os animais.
Paralelamente, contratam-se muitos artistas para atrair um grande público para estes espetáculos. São solicitados subsídios aos políticos municipais que em troca são beneficiados com palanques para alavancarem suas candidaturas.
O ambiente transforma-se em um verdadeiro comício para os políticos que se aproveitam desta oportunidade para apresentar belos discursos e arrebanhar preciosos votos.
Fiquei surpresa ao saber que o Ministério do Turismo forneceu uma verba de grande valor para os rodeios. Há cinco anos o Governo Federal, através do Ministério do Turismo vem fornecendo verbas à Federação de Rodeios de Mato Grosso.
O Governo do Estado de São Paulo colaborou com considerável quantia aos Rodeios de Americana.
Como devemos nos sentir ao saber que o dinheiro de nossos impostos é empregado em espetáculos que desmerecem nossa nação e que nos tornam verdadeiros representantes do terceiro mundo?
Ocorreram cortes no orçamento do Ministério da Educação, que é a fonte de ministração de mão de obra de alto nível.
Entrementes, não se faz castração em massa dos animais de rua que se tornam um problema de saúde pública, além da imensa crueldade a que estão expostos. Nosso País poderia ser um exemplo de atitudes dignas e, no entanto, com estas práticas torna-se um exemplo de País de baixo nível intelectual e moral.
Pensamos que o Ministério Público deveria analisar a constitucionalidade destas verbas doadas a rodeios visto que nos parece ser ilegal à luz da Lei Federal que proíbe crueldade aos animais.
"O pressuposto de que os animais não têm direitos e a ilusão de que nosso tratamento para com eles não está sujeito a qualquer moral é  com certeza um escandaloso exemplo de brutalidade e barbárie. Compaixão universal é a única garantia de moralidade", são excertos da filosofia de Arthur Schopenhauer.
Somos cidadãos brasileiros, eleitores e que tiveram uma grande decepção ao saber das atitudes do Ministério do Turismo, no Governo Federal e com o despropósito do Governo do Estado de São Paulo.
O objetivo, cremos, é, unicamente, garantir seus objetivos eleitoreiros.
Clarice Cópia
________________________

----- Original Message -----
From: infoap@planalto.gov.br
To: clarice.copia@terra.com.br
Cc:
Sent: Qui 9/09/10 15:38
Subject: Fwd: Resposta da Presidência

Prezada Senhora,
Registramos o recebimento de sua mensagem. O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva agradece os comentários.
Cordialmente,
Claudio Soares Rocha
Diretoria de Documentação Histórica
Gabinete Pessoal do Presidente da República