segunda-feira, 2 de agosto de 2010

RITA, NOSSA LEITORA LÁ DE MINAS GERAIS, MANDA VER - PARTE 3

----- Original Message -----
From: "Rita Cristina "
To: "FALA BICHO"
Sent: Sunday, August 01, 2010 2:59 PM
Subject: Jabor...


Oi Sheila.
Ouvi o sr. Jabor.
Em primeiro lugar, não sou vegana, mas não me empaturro de carne! E, para carnívoros, devemos lembrar que não é certo cuspir no prato que se come.
Reverenciar o alimento tb deveria ser regra! É uma vida tirada. E morte como arte não deve ser reverenciada! Eu posso achar a obra de Goya bela, é um espírito de época. Não sou adepta do historicismo, devemos enxergar o mundo respeitando tempo, distância e, por que não, cultura. Porém não aceito que na época que vivo alguém defenda a barbárie como bela. Nós podemos mudar nosso momento e artistas terão que retratar outro espírito.
Se o sr. Jabor se empanturra em churrascaria é um problema dele e de todos que querem destruir seu organismo. Mas, a morte em matadouro, que não é um espetáculo, não deve ser uma exibição para alimentar sadismo e sim apenas o corpo.
Interessante ele falar das lutas livres...todos sabemos que elas são teatro. Logo são tão artisticas como as touradas, com a diferença que os que delas participam estão lá de livre e espontânea vontade (são pagos para isso), assim como assistí-las tb é optativo e uma questão de gosto.
O touro tem escolha? Pelo raciocínio do sr. Jabor tudo bem o toureiro levar chifrada, é uma luta trágica e épica pela vida! Só que o touro sempre morre, né?
Matar um touro é cultural? Certamente. Há um ritual? Certamente. Aliás, criar rituais faz parte da vida humana...e transformá-los tb. Porém nem tudo que faz parte da cultura é positivo. Quando ela engrandesse uma identidade de grupo sim, porém quando ela marca um grupo como sanguinário, não! Ou então por que todos nós não defendemos o uso de burcas e extração de partes íntimas? Cultura tb se transforma. É um absurdo que se compare a tal "beleza" das touradas a bombas?
"Realmente...uma bomba explodindo deve ser linda, assim como rojões, etc." Mas agora o estético supera a moral e a empatia?
"Que lindo cogumelo foi a bomba atômica, com todos aqueles corpos sendo vítimas!" "Que artista é Osama Bim Ladem!" Estou sendo irônica viu, gente?
Esse cidadão não era apoio do Fernando Henrique?
O que fazer, né? O Mercadante limpa a barra de uma pessoa de perfil muito duvidoso que é amante das brigas de galo!
É. Eu realmente terei que me assumir como uma nova radical. Mudarei voto, mudarei a forma como vejo alguns intelectuais e artistas. É... mas mudar faz parte da vida.
O trágico pode ser belo? Certamente! Mas ainda é trágico.
Sheila, essa é a opinião de alguém sem fama e afastada do poder.
Rita.