sexta-feira, 7 de maio de 2010

TV GLOBO RESPONDE AO LEITOR MAURICIO BAPS

----- Original Message -----
From: mauricio baps
To: falabicho
Sent: Friday, May 07, 2010 1:42 PM
Subject: Resposta da Globo (Casseta e Planeta)

Sheila, veja abaixo a resposta da Globo e a minha colocação logo abaixo.
bjs

RESPOSTA
Sua mensagem foi cuidadosamente liga e será encaminhada aos programas responsáveis.
Em todo caso, gostaríamos de lembrar que a forma bem-humorada com que os humoristas se referem a todos os assuntos, nunca com a intenção de ofender ou incentivar práticas danosas, é uma de suas marcas registradas.
Os programas humorísticos são notadamente obras de ficção que não têm compromisso algum com a realidade. Estão inseridos na categoria "entretenimento", sendo abertos a toda sorte de criação artística, felizmente amparada na liberdade de expressão legitimada pela nossa Constituição.
O humor é também apontado como uma válvula de escape saudável, justamente por recorrer ao riso como instrumento para se atenuar graves problemas reais. A atenção deve ser voltada não para a janela, mas para a paisagem: não para a ficção ou a piada, mas para a realidade.

Além disso, reiteramos que maus tratos a animais são controversos aos nossos princípios, e jamais seriam incentivados por nós.
Cordialmente
Rede Globo - A gente se vê por aqui.

E-MAIL ENVIADO
Cuidado com esta argumentação.
Na verdade, o humor acaba banalizando uma atitude séria. Por isso, joguinhos que estimulam a violência, tipo atropelamentos, maus tratos, etc, são altamente condenáveis e inclusive proibidos. Mesmo quando a violência é mostrada em forma de desenho animado, ou na forma de humor, isso só serve para banalizar a violência, a vítima, ou coisificar a vítima. Não acredito que os produtores se atreveriam a colocar o humorista chutando um cadeirante,uma criança ou um velho. Volto a dizer que mesmo no humor, existe uma responsabilidade, ainda mais quando mostra a violência contra animais, já tão desprotegidos legalmente.