quarta-feira, 26 de maio de 2010

CLARICE DÁ SEU RECADO AO JORNAL O GLOBO SOBRE A MATÉRIA CONTRA A SUIPA

----- Original Message -----
From: clarice
To: cartas@oglobo.com.br
Sent: Qua 26/05/10 18:36

Prezados Srs,
Tomamos conhecimento de uma matéria sobre a SUIPA, entidade de proteção animal do Rio de Janeiro, amplamente conhecida por abrigar um número enorme de animais abandonados.
Surpreende-nos o fato de que a reportagem coloque em situação delicada a Presidência desta ONG, declarando que há suspeitas de maus tratos contra os animais e de desvio de verba.
Esperamos que a arrecadação do Estado seja suficiente com respeito a sua responsabilidade perante estes animais, que deveriam ser recolhidos, vacinados, castrados, tratados e protegidos segundo as leis promulgadas por este mesmo Estado contra maltratos e crueldade.
Em nosso país sabemos que as autoridades estão pouco envolvidas com a causa animal, o que já é desrespeito às leis e aos cidadãos que contribuem através dos impostos.
Então vemos que surgem organizações, tentando suprir estas obrigações. São as ONGS, cujos canis e propriedades estão super lotadas e suportam o ônus de atender animais em péssimas condições, pagando veterinários, funcionários, rações, remédios, material de limpeza etc. Ocasionalmente ocorrem casos de óbito, porém, é preciso entender que os animais, na maioria das vezes, já chegam em estado desesperador.
Voltemos ao artigo da Globo. Ao acusador cabe o ônus da prova. Enquanto não for provado que houve uma atitude ilegal por parte da diretoria desta ONG a Globo não deveria lançar dúvida sobre a integridade moral de seus diretores e da instituição.
E agora? Muitos colaboradores que ajudavam a SUIPA, deixaram de contribuir porque ouviram esse comentário da Globo, sem corroboração efetiva.
Quem sofrerá? Mais uma vez os animais indefesos.
Por que? Porque houve açodamento e falta de cuidado jornalístico em veicular notícia sem verificar profundamente qual a situação dos possíveis envolvidos. Como remediar esta danosa notícia que prejudicou estes pobres animais que agora estão em situação desesperadora visto que as ONGS vivem da caridade pública, e seu maior galardão é, muitas vezes, a despretensiosa atividade em prol destes seres marginalizados.
Sugerimos que se faça reportagem coligindo dados da parte denunciada, de veterinários, de conselhos regionais da especialidade, no intuito de cobrir completamente o assunto.
Clarice