sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

SANDRO MACIEL PRECISA ENTENDER DAS LEIS

----- Original Message -----
From: Fala Bicho
To: Sandro Maciel
Sent: Friday, February 19, 2010 9:07 PM
Subject: Re: Comentário sobre a Comissão de Frente da UNIÃO DA ILHA DO GOVERNADOR


Sr. Sandro, responderei no seu próprio texto, em azul e lhe informo que estou publicando seu e-mail para os leitores do nosso blog http://ogritodobicho.blogspot.com/

----- Original Message -----
From: Sandro Maciel
To: falabicho@falabicho.org.br
Sent: Friday, February 19, 2010 7:24 PM
Subject: Comentário sobre a Comissão de Frente da UNIÃO DA ILHA DO GOVERNADOR


Sou componente da Comissão de Frente "alvejada"!
Fizemos um longo estudo sobre touradas e sobre como era e é digno de repudio o ato das touradas.
Só para constar: nossa coreógrafa e alguns componentes são VEGETARIANOS!!!
Repudiamos sim, as touradas e nos entristecemos muito com as histórias estudadas para compôr nossa coreografia, mas isso é apenas uma ENCENÇÃO, como muitos disseram!
Desculpe, mas, os componentes da Comissão de Frente da Unidos da Ilha não estão na mira de ninguem. O próprio "estudo sobre as touradas" , que causa tanto repudio, não deveria nem ser lembrada se assim fosse. Percebe a incoerencia do seu argumento? Encenar algo que lhe causa repúdio foi muito difícil? Suponhamos que não se sentiria bem, tambem, se encenasse um estupro, chicotadas em escravos, eletrocutando um judeu, e tantas situações mais.

Fizemos questão de fazer uma tourada lúdica, sem sangue, onde o espectador recebe de presente uma rosa, como simbologia do amor! Nas touradas reais, a platéia oferece ao toureiro uma rosa, para que ele MATE o touro, na nossa, era o contrário, a platéia recebia o presente, para que o touro continuasse VIVO!!! Fazíamos uma encenação da época de Quixote, portanto a tourada era um símbolo muito forte da época! E nada melhor pra começar a contar a história do que mostrar e ambientalizar a época com uma tourada a la União da Ilha (escola alegre e festiva), LÚDICA!
A época que Quixote foi escrita não havia touradas como a que foi encenada. Agora o que me impressionou foi dizer que fez questão de uma tourada ludica.... sem sangue....

Não sei se o repórter reparou, mas não usamos uma cabeça de touro de verdade, ou uma cabeça de touro que tivesse pele e chifres e remetesse a um touro de verdade, mas sim, um touro estilizado, todo feito de cordas, todo com um belo trabalho manual. Portanto gostaria que se reportasse com mais respeito ao nosso trabalho, pois esse foi feito com muito carinho e com muito apreço ao touro! Sem nem ao menos citarmos a matança dos bichos, já que isso sim, deve ser repudiado!
Prezado, o que chama de "touro estilizado" se chama tourinha e é um instrumento usado para treinar toureiros e cavalos que participam das touradas. O seu trabalho de arte que considera ter sido feito com muito carinho e apreço ao touro, é um simbolismo do treinamento do torturador do touro e dos pobres cavalos que são evisserados em várias ocasiões. Bem se vê, que desconhece o que fala. Seus estudos foram fracos e numa prova, seria reprovado. Simbolos como este devem ser sempre repudiados... Já pensou se uma escola de samba apresenta a pobre cruz suástica que os nazistas se apropriaram para simbolizar aquele regime de governo?

Os bichinhos são criados desde pequenos para "brincar" com a capa vermelha! E vão para a arena exatamente para isso, para brincar! E tomam estocadas de espadas na nuca para morrerem. Vivos ainda, continuam a brincar com a capa, pois foram condicionados a isso, até a morte! Em nossa arena não tivemos espadas e muito menos estocadas, e sim tivemos muita brincadeira, como deveria ser na realidade! Uma brincadeira, LÚDICA, com capas, gritos de "olé" e muita diversão! Essa era a mensagem que a UNIÃO DA ILHA e sua COMISSÃO DE FRENTE veio trazer pra avendida! A União veio dar um olé! E trazer seu repudio a matança de touros! Dar um olé no touro e brincar muito, como ele foi criado para fazer! Espero que da próxima vez que for criticar um trabalho bem feito e com embasamento, ao menos se dê ao trabalho de pesquisar qual o verdadeiro intuito do grupo! Pois criticar a arte é muito fácil, mas fazer uma trabalho que faça pensar, hoje em dia, está difícil de se ver!
Senhor, quer dizer que em seus estudos concluiu que os "bichinhos" gostam de brincar com as capas até a morte? Será que está subestimando minha inteligência ou debochando de alguem que deseja, apenas, o cumprimento da Lei?

Sem mais, espero que se explique e se desculpe com nossa comissão, pois nosso trabalho é digno e não fez e nem nunca fará apologia a crime nenhum, ainda mais com animais! Nosso trabalho fez uma apologia sim: A ALEGRIA E FESTIVIDADE DO CARNAVAL CARIOCA!
Senhor Sandro, as desculpas deverão vir da Escola de Samba, pois, DIZ O ART. 3° (CONSIDERAM-SE MAUS TRATOS) DO DECRETO-LEI 24645/34 (ESTABELECE MEDIDAS DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS) O SEGUINTE, NO SEU ITEM XXIX: realizar ou promover lutas entre animais da mesma espécie ou de espécies diferente, touradas e simulacros de touradas, ainda mesmo em lugar privado;

O Senhor precisa só entender que não se trata de liberdade de expressão e sim de descumprimento de LEI. Ora, se "simulacro de touradas" está incluido num decreto que o considera maus-tratos e que a Lei de Crimes Ambientais criminaliza em seu art. 32 o abuso e os maus tratos aos animais, fica configurado crime. Levar a representação de um crime num desfile de escola de samba é INEGAVELMENTE apologia ao crime tipificado no Código Penal. Entendeu tudo agora? não é para discutir a intenção do que fizeram, mas, encarar com humildade o erro que cometeram, talvez, até mesmo por desconhecimento.

Um abraço
Sandro Maciel
Não deu certo sua tentativa de me convencer de que não devo lutar para que a Lei seja aplicada. Lamento.
Agradeço e retribuo seu gentil abraço
sheila moura